sábado, 24 de abril de 2010

POR QUE METADE DE MIM É PAIXÃO E A OUTRA METADE É VOCÊ

Ela vive paixões. E não admite uma vida sem paixão, sem que o coração viva aos saltos e faça o sangue correr mais rápido nas veias, ruborescendo faces e suando mãos. E assim sempre foi.

Aprendeu a falar línguas estranhas porque queria ser diferente. Foi trabalhar com gente diferente porque vivia num mundo que não era o dela, ou talvez o mundo em que vivia fora feito para outra pessoa, e ela teimava em lá estar por engano.

Era atriz. Vivia papéis. Era mestre. A sala de aula era seu palco, a turma sua platéia. Viveu o papel de mulher auto-suficiente quando já não era mais suficiente que assim fosse. E você apareceu. E tomou-a de paixões, de propósito, sabendo que ela era mulher de paixões. E assim ela empacotou seu trabalho estranho e desmontou seu palco, e foi viver numa terra estranha, por causa. de você. E já não trabalhava mais com gente diferente nem tinha mais um palco para atuar e, posto que era atriz, perdeu seu papel. E adoeceu de uma doença, sem cor e sem sabor, mas com cheiros e visões. E em meio a cansaços, lágrimas, ardores e vômitos, ela já não mais queria atuar, não desejava mais os palcos, antes ardia pelas cavernas, almejava o escuro. Já não queria sentir o sangue correr, antes desejava ficar quietinha, encolhida, misturada aos seus cheiros de éter e vômito e aos cabelos que lhe fugiam. Queria dormir para que o mundo voltasse a ser estranho para ela e não mais que ela continuasse a ser estranha para o mundo. Não queria ver pessoas, não queria saber do mundo. Despiu-se da beleza, ganhou olhos vermelhos, manchas e um corpo disforme.

Mas não se pode dar ao luxo de sofrer derrotas, porque, sendo mulher de paixões que é, acabou por te contaminar, moço. E tornou-se responsável por ti, posto que te cativou e precisava fazer valer a máxima do Pequeno Príncipe. Tinha agora a responsabilidade de voltar a viver seus papéis na vida, mas desta vez, em dueto. Porque ouviu Oswaldo Montenegro, e descobriu qual era a sua metade, e que não se pode dançar uma valsa sozinha, ao som dos bandolins.

VERÓNICA VIDAL

11 comentários:

  1. quase que eu choro *-*
    adorei !

    te amo mami.

    ResponderExcluir
  2. É, eu também chorei. Somos choronas. Te amo um monte de amor. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. to tão orgulhosa de você amiga, essa foi lá no fundo do meu coração e fez morada... te amo pra sempre minha poetisa!!!!! bjinhusssss

    ResponderExcluir
  4. Ôoo.. Moniquinha.. chamar de poetisa deu-me uma responsabilidade que não posso suportar.
    Poetisarei agora: Tu estás eternizada nas minhas lembranças, como a menina de 14 anos. Para mim, terás sempre 14. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Essa é a MINHA menina, a que levanta, sacode a poeira, dá Glórias a Deus e dá a volta por cima.
    Essa não deu prá segurar as lágrimas, mas como vc mesma diz, não somos chegadas a muito "chororo", por isso já estou rindo, me vendo no "formato geladeira antiga". Essa foi a sua máxima!
    Te amo.

    ResponderExcluir
  6. Essa é a MINHA madrinha, mãe do coração. A vida é uma só e não temos outra. Não posso sentar à janela e vê-la passar. Até que o Senhor me chame, muita coisa há que se fazer. Muito ainda temos que sorrir. Beijocas. Te amo muito e muito.

    ResponderExcluir
  7. nao consegui ler apesar do título sugestivo... perdi tempo demais olhando o teu decote... mas vou ler, juro.

    ResponderExcluir
  8. Ai, Sr. Anônimo, que emocionante! Aqui, fazemos de um tudo: Quem não tá a fim de ler pode se deleitar nas minhas fotos cheinhas de photoshop e que datam de uns 10 anos atrás...Na verdade, eu sou banguela, ligeiramente estrábica do olho esquerdo - o direito é de vidro. Ah! E o peitinho do decote tá enrolado, pq, quando solta, incomoda na cintura. Um beijinho!

    ResponderExcluir
  9. Li.
    Texto limpo e seguro; sem pretenções. Surpreendentemente com os verbos afinados, para uma brasuca (desculpa este resquício de colonialismo serôdio)
    Vou voltar ao teu decote e amanhã volto aos teus textos. Algo me diz que vou surpreender-me, Photoshop aparte...
    Anónimo (não circunflexo)

    ResponderExcluir
  10. Ora, ora, e não é que temos por cá um Sr. Tuga decerto avesso ao (des)acordo ortográfico? Nem me fale em colonialismo serôdio, pois eu me permitir colonizar tardiamente e feliz ando por cá, obedecendo de bom grado ao meu senhor, sonhando um dia volver à pátria amada, que só passou a ser amada depois de abandonada. Fiquei eu toda vaidosa, e espero que a minha professora de português da terceira série leia isso. Um beijinho doce.

    Verónica - brasileira, porém limpinha.

    ResponderExcluir
  11. Não senhor! Defendo o acordo ainda que nao o pratique(por enquanto), sou uma espécie de convertido nao praticante. Acho ate que se deveria ter ido mais longe. Que esse colonialismo de coração seja recíproco.

    ResponderExcluir

Vá, coragem, diga alguma coisa, comente, não dói nadinha... Beijos!