quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

COMO ANTIGAMENTE

Há alguns anos atrás, recebi o telefonema de uma antiga colega de escola, que encontrou meu número na lista telefônica. Ela se dedicava a reunir o pessoal amigo da escola. Nós estudamos juntas da 5ª à 7ª série, e a partir daí reencontrei muitos amigos queridos, já meio esquecidos na memória embotada. Fui a alguns encontros, trocamos alguns e-mails e retomei de leve o contato com este pedacinho da minha adolescência.

Há alguns meses atrás, encontrei num site de relacionamento um antigo colega de escola. Participava da comunidade de ex-alunos desta. Através dele, fui retomando contato com mais uns poucos. Travei uma conversa fantástica via messenger com uma antiga amiga. E falamos de pessoas que eu já nem me lembrava mais, mas que tiveram um papel importante à época. O retrato dos meus colegas de escola, outrora à sépia, hoje brilha a cores vivas. Graças a essa minha amiga. E por isso e por outras coisas, descobri que não deixei de amá-la. Não deixamos de amar nossas amigas queridas, apenas as guardamos na gaveta da nossa memória.

Há alguns dias atrás, uma amiga minha, de outro lugar, de outra época, me reencontra no Skype. Travamos uma verdadeira conversa de comadres, e o tempo e a distância que nos separava já não mais existia. Já falei dela aqui. Sempre a amei.

Viver fora do nosso meio, longe dos nossos amigos, nos faz amá-los mais. Percebemos a falta de cada um deles e notamos que não se substitui um amigo, ainda que possamos fazer novos. A tecnologia trouxe a mim esse bálsamo: O reencontro com amigas queridas, há muito guardadas. Só quem não as tem por perto poderá compreender a falta que elas fazem. Homens travam amizades, mas mulheres são verdadeiramente amigas e confidentes. Amigas, confidenciam sentimentos, que é o mais precioso e mais perecível de todos os bens. E assim, via skype, messenger e afins, continuamos comadres, igualzinho a antigamente.

Verónica

À vocês, minhas amigas queridas, por quem muito tenho declarado afeto mas que nunca me soa redundante repetir.

4 comentários:

  1. Minha grande e eterna amiga, não importa a distância, nunca vou esquecer o que vivemos juntas ou o quanto amo você.... Isto não quer dizer que não morro de saudades viu???? rsrsrsrsrsrsrsrsrrs
    Você é muito , muito especial...

    ResponderExcluir
  2. "outrora à sépia, hoje brilha a cores vivas."

    Que linda frase! Traduz muito o teu sentimento... Adorei!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  3. Ah, Mônica, eu não tenho palavras para te agradecer. Foi tão bom te reencontrar! Costumo dizer que há coisas que não se consegue falar porque não é coisa de falar, é coisa de sentir. Essa é uma delas

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, minha linda Susanna, menina que pensa! É bem assim, o que estava embolorado ganhou um brilho novo. Fez-me feliz. Afinal, não é só jujuba que me faz sorrir.

    Beijo, e um sorriso colorido.

    ResponderExcluir

Vá, coragem, diga alguma coisa, comente, não dói nadinha... Beijos!