segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Jujubas da TV

Outro dia teria sido o aniversário do meu pai, se ele ainda estivesse vivo. Sempre lembro dos aniversários, nunca sei as datas de falecimento. Considero-me uma privilegiada. Tenho memória seletiva e, quanto mais o tempo passa, mais seleta são as coisas que se fixam na minha memória. Lembro pouco ou nada de gente aborrecida, de rusgas e de acontecimentos tristes. Sobra a saudade de uma vida não lá muito bem vivida, mas muito bem imaginada.

Do meu relacionamento com meu pai, pouca coisa guardei, muita coisa fantasiei. Não tive um pai dos filmes e novelas, que levam filhos ao parque a soltam pipas no gramado. Éramos todas meninas, e naquela época era mais difícil encontrar pais que se relacionassem com filhas. E se não era, gosto de pensar que sim, porque assim era para mim. Nada me marcou mais - positivamente - do que uma noite qualquer, dessas em que aos 7 anos a gente levanta da cama diretinho para o banheiro, apertada. Tínhamos uma TV muito grande, em preto e branco, daquelas de válvulas. Meu pai chegava do bar e tirava do bolso da calça 3 pacotes de jujubas, daquelas jujubas grandes e redondas, coloridas, dispostas uma em cima da outra e que formam uma lingüiça. Eram as minhas preferidas! Colocou-as em cima da televisão, ao lado da antena. Eu sabia que só as receberia no dia seguinte, mas a visão daquelas jujubas em cima da TV encheu meu coração de amor pelo meu pai.

Passado algum tempo, esqueci disso. Comecei a pensar que nada me compraria. Hoje vejo que não. Ainda sou comprada por jujubas. Não quero saber de pessoas perfeitas, não quero o politicamente correto, não espero o sucesso em todos. Fico feliz com as jujubas que trouxerem para mim.

5 comentários:

  1. Ah, que texto doce!

    E eu (shhh segredo!) sou comprada por banana assada com açúcar e canela... hummmm! Nada me pode fazer mais feliz que isso..rsrs

    Somos, querida, ainda meninas.

    Beijoca de jujuba laranja!

    ResponderExcluir
  2. Ai, minha querida Susanna, que delícia! Jujuba laranja, a minha favorita! Hummm... obrigada. Concordo contigo. Somos sim, meninas!

    Beijos doces, com canela.

    ResponderExcluir
  3. E eu, Veônqui, amo jujuba, principalmente essa ai. Humm....
    Acho que ando aprendendo com você a ter memória seletiva! Elas me lembram de algo muito bom, só que ainda não consegui indentificar.
    Mas não tem problema...continuo comendo jujubas!

    Então, ai vão beijos das jujubas vermelhas (minhas prediletas)

    ResponderExcluir
  4. Minha doce Susana! Hoje em dia tanta coisa me compra... já há tempos deixei de lado as cobranças e também aceito pagamentos em bananas (fritas) com açúcar e canela.. se vier com sorvete de creme, pode até me bater! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh...tia! Memória seletiva é um grande dom, uma bênção de Deus. Sabe, depois que me falou das jujubas vermelhas... fiquei na dúvida.. Acho que vou comer umas, só para ter certeza de que prefiro mesmo, mesmo as laranjas!

    Beijos, doces e vermelhos.

    ResponderExcluir

Vá, coragem, diga alguma coisa, comente, não dói nadinha... Beijos!