quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Meu Pinguim Veio Dos Trópicos



Sabe aquelas coisas cafonas que bem lá no fundinho da sua alma você gostaria de ter ou fazer? Como ir para o trabalho com as pantufas do Garfield, colocar unhas postiças e bobs nos cabelos? Pois é, eu sempre quis ter um pinguim de geladeira. Minha mãe tinha um. Morava em cima da geladeira Gelomatic, depois migrou para a geladeira Cônsul – é, nunca tivemos uma Brastemp, mas éramos felizes. Enfim, o pinguim da mamãe foi presente de casamento, e serviu para muitas coisas, entre elas, esconder dinheiro. Ele era oco e por baixo, tinha um buraco. E ali mamãe arranjou um mealheiro de notas. Acho que meu desejo de ter um pinguim vem daí: O Pinguim Recheado.

Este foi um ano muito rico. Rico de visitas, rico de alegrias. Uma das vantagens de viver longe da família é que, quando alguém querido vem visitar, fica um tempinho. Menos tempo do que gostaríamos é verdade, mas sempre é mais um bocadinho do que se ainda morássemos ali ao lado. E assim foi.
Meus primos vieram de Ribeirão Preto, a fim de cicatrizar a ferida ainda aberta da partida da minha filha, que tinha passado um mês de suas férias comigo. Dei-me conta de que já não estava com eles desde a meninice.

Família quando é unida é daquele jeitinho em todo o canto: Passam-se os anos mas o vínculo permanece. Falamos do que aconteceu há 30 anos como se tivesse sido ontem. Éramos mais novos do que os nossos filhos quando convivíamos mas a verdade é que o Beto e a Márcia fizeram com que eu me sentisse mais em casa na minha própria casa.

Trabalham na TV e vendem pipocas, o que cria uma aura romântica em torno deles. Apesar de todo o romantismo e fama à sua volta, ainda têm aquele mesmo sorriso de meninos de cidade pequena. Lembram os casais dos amores impossíveis de Camilo Castelo Branco. E sem saber e sem combinarmos, realizaram meu grande desejo: ter um pinguim de geladeira. Estilizado, moderninho e barrigudo, tenho finalmente o meu pinguim. Ele não guarda dinheiro, mas guarda saudades, guarda a certeza de que família se estende muito além das portas da nossa casa, vai se multiplicando e nunca deixa esmorecer o amor. A minha família é feito pipoca: Barulhenta, sente-se de longe e é quentinha. O meu pinguim lembra-me disso todos os dias. Afinal, ele também veio dos trópicos.


Verónica Vidal

2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de também ter um pinguim de geladeira! Adorei! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Ângela! Agora, que estás mais distante da tua terrinha, hás de entender bem direitinho essa coisa de saudade apertadinha.

      Excluir

Vá, coragem, diga alguma coisa, comente, não dói nadinha... Beijos!