quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Beijos no Espelho

Já fui romântica, tipo suspiros no travesseiro. Já beijei meu próprio braço, imaginando o meu amado. Tá certo que, naquela época, o amado era substituído semanalmente, mas lá no fundinho era sempre o mesmo. Mudava de rosto, mudava de cor, mas a alma era a mesma. Já beijei o espelho – sem batom, é claro. Isso é coisa de filme, na minha casa era sentença de morte ditada pela Dona Lina. Já fiz de conta que eu era a mocinha do filme.

Hoje sou bem mais prática. Já não beijo o espelho – até porque sou eu quem o limpa! Mas leio Neruda e me proíbo não demonstrar amor, não criar a minha história e não viver a minha vida como se fosse o último suspiro. Um dia, eu acertarei em cheio mesmo! Já não beijo o meu próprio braço, porque o amado já lá está. É a mesma alma, que amei desde a infância, embora os rostos de antes tenham se fundido numa só face hoje.

Já não o quero para mim a todo o custo, porque meu já é. O amor é meu, ninguém mo pode tirar. A serenidade e a paz que o amor traz são erroneamente confundidas com o fim da paixão. O amor não é o resquício da paixão, ele nasceu amor e, ao contrário da outra, não esmorece com o tempo. Antes cresce, cimenta admiração, concretiza pontes de ligação eterna. E este amor tão pouco versado nos contos e poemas, é aquele que quase se pode apalpar, que pontilha a vida de cuidados, que busca a lenha para me aquecer, no frio sibérico que faz por estas terras. Nas coisas mais corriqueiras do dia, mora o amor. E vive ainda no desejo sem pressa, na leveza do riso, na companhia calada.

E, na lista que fiz com o nome dos homens que eu amei, risquei cada um, e escrevi o teu por cima. Só hoje entendo que amei sempre e sempre o mesmo. Amei o amor. E não é que te tenha encontrado, mas sim, que te tenha reconhecido.

Verónica Vidal


**Ao meu marido, cujo amor que tem por mim, faz-me amá-lo cada dia mais.


9 comentários:

  1. Também já beijei meu próprio braço, beijei o espelho (com batom). E o amor eu ainda não reconheci...bjss Cada dia que passa te admiro mais.

    ResponderExcluir
  2. Ôôô... Su! Que atire o primeiro lip gloss a menina que nunca beijou seu próprio braço. Mas cá entre nós: Tua mãe era mesmo boazinha, hein? Não rolava um castigo pelas marcas de batom no espelho? Beijos com canela!

    ResponderExcluir
  3. Ah, beijos. Sempre deliciosos. Acho que lembro de todos eles: roubados, pedidos, ensandecidos... Meu filho ia para escola com um beijo meu de batom vermelho. Ele ia pequenino com a mão fechada, porque o beijo era dado na palma da mão e a mão fechada, que era para o beijo não fugir. Tbm gostava de beijo marcado na bochecha e como ele era mto fofo, voltava cheio de marcas. Ainda beijo o espelho e agora deixo junto um lindo bilhete. Pode ser para mim ou para meu amor. Pra vc beijos com barulho de estalinho.

    ResponderExcluir
  4. O amor é…
    …ter a certeza que eras sempre tu!

    A felicidade está sempre para além do horizonte; o momento corrente pode dar prazer, pode fazer-nos tombar de plenitude, mas não passará nunca de uma etapa para a felicidade; e, a soma de todos esses momentos, será a felicidade? Pelo menos foram o caminho; e chegados aqui, ao último êxtase, virando a cabeça para trás que vemos? Que percorremos um longo caminho de busca. E que caminhando chegámos a casa. Era isto que buscávamos, era sempre isto: a nossa casa.
    Enquanto a não a encontrámos procurámos sempre e agora iremos habitar aqui. Podemos dizer sustendo as lágrimas: - Tu és a minha casa e sempre que amei foi a ti.

    Aprendi isto agora ao ler-te Verônica, obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Ai, ai... Como é bom amar!!!

    Adorei o seu texto, Verônica!!!

    ResponderExcluir
  6. Cinthia, minha querida! Que delícia a tua visita. É, amar é muito, muito bom. Amo a pieguice e as coisas ridículas dos amantes. Aqui têm uma palavra especial para isso: Lamechas. Lamechices. Acho que é meio pejorativo, mas eu a-do-ro!!! Sou lamachérrima, minha carneirinho linda!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Manuel!
    Sabe, demorei a responder aqui porque ficamos de conversê no msn e eu perdi o timing. É verdade, reconhecemos o amor quando o reconhecemos como a nossa casa. É bom estar em casa. E é bom sair com a casa, feito caracol. Beijim, moço de Aguim!

    ResponderExcluir
  8. Veronica,
    Acabei de descobrir você no "Banheiro Feminino" e amei a sua declaração de amor. Que belo texto, que alma generosa.
    Um beijo linda. Felicidades
    Dinorah

    ResponderExcluir
  9. Olá, Dinorah!

    Muito obrigada pelas doces palavras. Eu adoro o "Banheiro Femino". Também te "achei" lá. Aliás, Dinorá com agá no fim é o máximo! Já temos tanta coisa na vida para reclamar, então... acho que ficamos com o amor para adoçar o tempo. Beijocas, minha querida!

    ResponderExcluir

Vá, coragem, diga alguma coisa, comente, não dói nadinha... Beijos!